DestaquesSaúde

Em coletiva de imprensa, secretário Aldo Gil fala sobre logística de vacinação, consórcio de vacinas e campanha de conscientização

Foto: ascom/Isael Pereira

Na manhã desta segunda-feira, 22 de março, o secretário de saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, participou de uma coletiva de imprensa no auditório do CTA de Picos. Na ocasião, o secretário tratou de alguns assuntos relacionados a vacinação em Picos, como a questão da logística, dados, consórcio de vacinas e campanhas de conscientização.

Vacinas Aplicadas

O secretário esteve acompanhado da coordenadora de imunização, Mariana Fontes, ela explicou para a imprensa que até o momento o município recebeu 6.125 doses, sendo que a última remessa foi recebida na sexta-feira (19/03), e será aplicada a partir de amanhã. Desse total, a Saúde de Picos já aplicou 4.922 doses, sendo 3.610 da 1ª e 1.312 da 2ª.

A coordenadora de imunização ainda explica que o número da segunda dose em relação a primeira ainda é baixo devido as últimas doses que chegaram e não foram aplicadas, assim como as doses referentes da vacina AstraZeneca da Fiocruz que ainda não começaram a ser aplicadas.

O secretário Aldo Gil explica que tem acontecido um problema em relação a vacinação, segundo o gestor, o Governo do Estado tem enviado as doses para Picos tomando por base a idade das pessoas com relação ao IBGE senso de 2010.

“Esse senso está bem defasado, para se ter uma ideia de 2010 para cá, são 11 anos, então aquele pessoal que entrou no público alvo de 75 anos, há 10 anos eles se enquadravam no público de 65 anos. Então o Governo do Estado e o Ministério da Saúde estão pegando a base de 10 anos atrás e por isso estamos tendo uma defasagem muito grande no público alvo que já passou. Por exemplo, 90 anos acima, o Governo considera que já foi vacinado 100% da população, sendo que não foi. Estas doses que estão chegando agora, não podemos mais vacinar as pessoas de 90 anos para cima, então aconteceu de muitos idosos ficarem sem vacinas e que não podem receber agora”, explicou o secretário.

Aldo conta que para mapear melhor a situação foi realizado um levantamento através da equipe de Atenção Básica de Saúde, e na data de hoje (22), está sendo enviado ao Ministério da Saúde e para a SESAPI o número com a quantidade de pessoas que não foram contempladas com as doses da vacina. O secretário explica que está tentando solucionar o problema, mas que no momento não pode desviar as doses que estão sendo destinadas a um público alvo com idades diferentes para os idosos de 90 ou mais.

Consórcio de Vacinas

Em relação ao Consórcio de Vacinas, o secretário conta que se deu em três etapas, sendo que a primeira delas foi a adesão das cidades do Piauí, sendo que dos 224 municípios só 22 se cadastraram a tempo, a segunda foi a aprovação da legislação na Câmara Municipal que permite a compra de vacinas e a terceira e última fase será por meio da Assembleia Geral do Consórcio Conectar que finalizará hoje (22) o processo.

“A partir de amanhã, estará tudo certo e tudo pronto para na hora que surgir uma possibilidade de compra de vacinas, já esteja tudo certo, tanto com os municípios cadastrados, como o próprio consórcio estará no jeito de fazer essas compras”, disse o secretário.

Campanhas de Conscientização

A Secretarias de Saúde juntamente com a Coordenadoria de Comunicação Social de Picos irão desenvolver duas Campanhas de Conscientização Municipal, uma delas irá focar em atos como distanciamento social, uso de máscara e medidas preventivas contra à Covid-19. A outra será uma Campanha de Doação de Sangue para o HEMOPI.

CCOM – PMP/Isael Pereira