CulturaDestaques

Documentário produzido por picoense é finalista do 19º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

O vídeo documentário produzido pelo jornalista picoense Patrick Sousa, de 31 anos, foi selecionado entre os finalistas do 19º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que acontece de 03 a 07 de dezembro, em Floriano (PI). O evento é considerado um dos mais importantes do audiovisual nordestino e irá premiar com o Troféu Cacto de Ouro 2025 os melhores filmes em diversas categorias.

A comissão organizadora do Encontro avaliou 295 produções inscritas de todo o Brasil e escolheu os finalistas que disputarão prêmios nas mostras competitivas. Foram selecionados 05 filmes para a Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens (Ficção e Documentário), 15 filmes para a Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens (Ficção, Animação e Documentário) e 10 filmes para a Mostra Competitiva Estadual Curtas-Metragens “Piauí na Tela”.

O documentário de Patrick Sousa integra a lista de finalistas e poderá receber prêmios em categorias como melhor filme, melhor direção, melhor roteiro e melhor montagem.

O documentário Damas das noites foi gravado no final do ano passado e editado esse ano para ser avaliado como produto final do curso de jornalismo da Uespi na qual o jornalista cursava na época. Orientado pelo professor e jornalista, Jailson Dias, foi editado pelo editor Italo Almondes, a peça audiovisual com duração de 18 minutos foi aprovado como nota máxima.

“Estou extremamente feliz e realizado em ter meu documentário como um dos finalistas desse importante festival. Vamos torcer para sermos vencedores! “, comenta Patrick.

O Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é realizado pela Escalet Produções Cinematográficas, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (SECULT), o Governo do Estado e o Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB).