DestaquesEducação

Direção do IFPI busca aumentar número de cursos de licenciatura

IFPI. Foto: Jailson Dias

Além dos cursos técnicos, o Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus de Picos, oferta as licenciaturas (nível superior) em química e em física. O diretor do instituto, Prof. Dr. Lorenilson Leal de Sousa (Nilsim), informou em entrevista que está tentando trazer para o Campus local mais uma licenciatura, dessa vez em matemática.

Esse curso de nível superior estará dentro do que se propõe o IFPI, ao ofertar cursos em áreas técnicas e exatas, representando assim a possibilidade dos estudantes darem sequência a sua instrução no próprio instituto, bem como receber alunos que fizeram o ensino médio em outras escolas.

“Mais um curso técnica na área de engenharia, que é de energia renováveis, tanto integrado ao médio como subsequente”, informou o diretor.

Diretor Nilsim. Foto: Jailson Dias

Extensão

Nilsim ressaltou ainda os projetos de extensão desenvolvidos pelos professores, abrangendo áreas que vão além dos cursos técnicos. “Muitos professores desenvolvem pesquisas com bolsas, que são interdisciplinares que envolvem professores de várias áreas; são projetos onde os professores se unem e recebem apoio da direção”, frisou.

Dentre os projetos de extensão, o diretor citou a Mostra de Linguagem, que evolvem docentes de várias áreas. “Cada ano ele tem uma nova roupagem onde busca integrar o ensino médio ao superior, oferecendo conhecimento a sociedade, assim cria-se essa dinâmica, esse circulo virtuoso, de estarmos próximos a sociedade”, declarou Nilsim.

Técnicos

Além destes, o IFPI de Picos oferta também o curso de administração e desenvolvimento de sistemas, que integra o eixo de tecnologia da informação. Há ainda uma especialização de nível pós-graduação de engenharia de software.