DestaquesGERAL

Dia Mundial da Água: a gestão de um recurso finito

Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá

Hoje, 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A água é um recurso natural essencial para todos os seres humanos, e a criação dessa data tem como objetivo debater a importância acerca da preservação e do consumo consciente da água do nosso planeta, além de buscar melhorias nas estratégias de gestão dos recursos hídricos.

Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a data são realizadas atividades para promover a conscientização das pessoas.

A água é essencial para a manutenção de várias formas de vida presentes na Terra, por isso, deve ser acessível a todos os seres vivos. A água presente no nosso planeta não é infinita, ela pode esgotar um dia. Por isso, o recurso deve ser usado com consciência e com os devidos cuidados.

Segundo a educadora ambiental, professora e jornalista Ruthy Costa, a água é um bem comum de uso coletivo fundamental para a vida humana, para os demais seres vivos e para a manutenção do equilíbrio natural do ecossistema. Não é possível manter os ecossistemas vivos sem água, por isso a importância do uso racional do consumo sustentável.

Educadora ambiental, professora e jornalista Ruthy Costa

A educadora ambiental fala sobre a importância dos cuidados e preservação da água do nosso planeta.

“Quando se fala em consumo racional, falamos de consumir apenas o necessário para a nossa subsistência, sem desperdício. A água que é desperdiçada faz falta para outras pessoas e para nós mesmos. Os recursos hídricos já passam por situação de escassez em diversas partes do mundo e isso afeta o ecossistema como um todo. O nosso desperdício não nos afeta apenas financeiramente, nos afeta também por desequilibrar o meio ambiente. Por isso, os cuidados simples do dia a dia são fundamentais. Economizar água deve fazer parte das nossas ações diárias”, explica Ruthy Costa.