CulturaDestaquesEducação

Debate sobre cidadania marca I Seminário de Literatura do IFPI de Picos

Nos dias 06 e 07 de julho os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrotécnica e Informática do IFPI – Campus de Picos, participaram do I Seminário de Literatura que teve como tema: “As Faces do Romantismo Brasileiro”. O evento contou com a parceria da Profa. Ma. Margareth Valdivino (UESPI) e as acadêmicas do curso do curso de Letras, Ana Bezerra e Susandara Silva e foi coordenado pela Profa. Ana Karina Sampaio.

Na abertura do evento as professoras trouxeram ricas considerações sobre a importância da leitura do texto literário para a formação humana e cidadã. O evento aconteceu em formato de seminário, envolvendo todas as turmas do módulo 3, do segundo ano. Cada sala realizou uma exposição oral sobre a prosa romântica de modo relacional com o contexto atual.

Foram eleitas para este trabalho as temáticas abordadas pelos romancistas: indígena, costumes, sertão, perfil feminino e a questão social que aparece na terceira geração, fazendo a transição entre o Romantismo e o Realismo brasileiro. Para isso, os estudantes realizaram a leitura das obras, organizara trabalho escrito, além da escolha de uma linguagem para realizar a exposição.

Tivemos com resultado a produção de um vídeo com a releitura da obra A viuvinha; apresentação teatral, produção de painéis com a utilização das artes plásticas, debate entre os perfis femininos de José de Alencar, além de uma homenagem às vítimas de racismo a partir a análise do poema O Navio Negreiro, da obra Os escravos, de Castro Alves.

A professora Ana Karina destaca que o trabalho teve um resultado muito positivo, uma vez que o principal propósito fora realizado: olhar para a sociedade romantizada pela estética romântica do século XIX e realizar uma reflexão dos costumes, questões indígenas e raciais, assim como o papel da mulher em nossa sociedade.