DestaquesSaúde

CTA de Picos registrou 52 casos de HIV em 2021

O Centro de Testagem e Aconselhamento realizou um levantamento dos casos de HIV e Sífilis em relação ao ano de 2021 em Picos. Com isso, foi possível notar que grande parte dos acometidos pelas doenças são jovens. Em decorrência disso, o CTA vai realizar neste ano de 2022, ações preventivas em prol de chamar atenção desse público.

De acordo com o levantamento feito pelo CTA, durante o ano de 2021 foram notificados 52 casos de HIV; 156 casos de Sífilis, sendo que 46% eram jovens. Com isso, o coordenador do CTA, Fábio Bernardes enfatiza que as ações deste ano de 2022 terão como foco principal os jovens.

Fábio Bernardes

“Neste ano de 2022, iremos focar cada vez mais numa abordagem de prevenção para esses jovens, pois observamos que geralmente são os mais vulneráveis, porque eles acham que não vai acontecer nada. Então, nesse ano vamos intensificar nossas ações, vamos para as redes sociais, mostrar a importância do preservativo e os cuidados que devem ter”, enfatizou.

Vale ressaltar ainda que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) teve no ano de 2021 um saldo positivo no que diz respeito aos atendimentos, pois de acordo com o levantamento feito pelo CTA, durante o ano passado foram realizados 5.703 coletas, destas 1.500 em gestantes; 7.011 em farmácias; 7.042 em consultórios e 18.356 testes rápidos.

NOVOS EXAMES E AÇÕES PREVENTIVAS DURANTE O MÊS DE FEVEREIRO
De acordo com o coordenador Fábio Bernardes, a partir de fevereiro, o CTA vai estar ofertando exames de Clamídia e Gonorreia. “São exames que nós iremos fazer a coleta aqui na cidade de Picos e iremos enviar para Teresina para fazer a análise”, destacou.

O coordenador ressaltou ainda que durante o mês de fevereiro, período em que ocorre o carnaval, mesmo que não haja as festas por conta da pandemia, serão realizadas ações em prol da conscientização sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “Vamos estar abordando, prestando atenção, prestando assistência para a população, estaremos fazendo a entrega de panfletos, vamos para a mídia como também vamos fazer a entrega de insumos como camisinhas femininas e masculinas”, ressaltou.


Em caso de dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ou necessitar fazer alguma testagem, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) funciona das 7h às 13h.