DestaquesSaúde

Coordenadora da UTI Covid do Hospital Regional de Picos salienta uso de protocolos internacionais no tratamento dos pacientes

Arquivo do entrevistado

No cargo desde abril, a coordenadora da UTI Covid do Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL), médica Nara Laís Silva Batista de Barros, salienta o uso de protocolos internacionais no tratamento dos pacientes com coronavírus. Ela informou que vários países que já passaram pelo período mais crítico da pandemia e estão reduzindo os óbitos divulgaram as formas mais eficientes para vencer a doença mais assustadora da atualidade.

“O Brasil começou a pandemia de forma mais intensa a partir de março de 2020. Nessa época já tínhamos experiências de protocolos feitos na China, Itália e alguns da Espanha para nos nortear, além do próprio protocolo do Ministério da Saúde. O Sistema que implementamos no Hospital Regional da Picos desde do primeiro caso que entrou aqui é o mesmo já feito em vários países”, explicou.

Ela salientou que além das informações de outros países, o tratamento dos pacientes também é feito a partir das descobertas científicas mais recentes surgidas ao longo da pandemia.

A médica Nara Laís informou que a UTI Covid do Hospital Regional de Picos dispõe de sete leitos com respiradores mecânicos, além dos equipamentos necessários para esse tipo de unidade, aparelho de ultrassom e máquina de hemodiálise. “No momento estamos aguardando a chegada quatro novos ventiladores. Além da UTI, contamos com 35 leitos de enfermaria para receber os pacientes Covid-19”, informou.

Para o tratamento dos pacientes, há a análise por parte de uma junta médica. “Os casos dos nossos pacientes são discutidos com uma junta médica composta por médicos intensivistas, infectologistas, nefrologistas, cardiologistas e radiologistas diariamente”, relatou.

A coordenadora informou ainda que a equipe da UTI Covid é formada por: um médico, um enfermeiro, um fisioterapia respiratório, dois técnicos de enfermagem e um técnico de radiologia, mas o recrutamento de novos profissionais para atuarem nesse setor continua.

Segundo o último o boletim divulgado pelo Hospital Regional na noite do domingo (10), há três pacientes internados na UTI, um de Picos, um de Pio IX e o mais recente de Marcolândia. Há também dois pacientes na enfermaria Covid.

Médica Nara Laís

Formação

Nara Laís se formou em medicina pelo Centro Universitário Uninovafapi de Teresina. A conclusão do curso se deu em 2015 e ela já exerce a profissão desde então. A profissional fez dois anos de clínica médica no Hospital da Restauração em Recife – PE, entre 2016 e 2018, e dois anos de gastroenterologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Recife – PE, entre 2018 e 2020.

Ela trabalha no Hospital Regional desde o início do ano e informa que a sua indicação para o cargo de coordenadora foi técnica, através de análise de currículo e capacidade condução da UTI. O processo de escolha foi conduzido pelo diretor técnico do hospital, médico Tércio Luz, e chancelado diretora-geral Samara Sá.