CulturaDestaques

Coordenadora da ONG FONATRANS de Picos lança livro sobre história do movimento trans no Brasil

Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá

A coordenadora da ONG Fórum Nacional de Travestis e Transexuais, Negros e Negras (Fonatrans), Jovanna Cardoso, lançou o livro Bajubá Odara. O lançamento aconteceu virtualmente e a primeira tiragem foi de 500 exemplares. O livro é um resumo do nascimento do movimento de travestis do Brasil, e conta a história política e social do movimento trans no país, idealizado por Geovana Berli. Ele compreende o período que vai de 1910 a 1992.

No livro consta que as ações da Jovanna Cardoso transformaram o Brasil em um dos primeiros países do mundo a organizar socialmente as pessoas travestis e transexuais. Segundo Jovanna, a publicação registra o histórico da revolução política para que esta não se perda no tempo.

Jovanna destaca o design do livro e como os travestis usavam uma linguagem própria para se defender dos ataques de preconceito e discriminação.

“O livro tem um design muito bonito, inclusive ele trás também no seu texto o dicionário criado pela população de travestis nos anos 70 e 80, que existe um dialeto próprio criado por essa comunidade para se defender dos ataques da sociedade e do preconceito da descriminação e da violência policial de então”, explica.

Jovanna contou com apoio de amigos para revisão ortográfica e no designer, também recebeu apoio de alguns patrocinadores para que essa história fosse contada. Para adquirir o livro, basta entrar nas redes sociais Instagram, Facebook ou Twitter, e procurar por @jovannacardoso ou @fonotrans.