O que praticamente todos tem certeza é que o mundo será diferente quando a pandemia do coronavírus finalmente passar. As mudanças acontecerão em todas as esferas da vida humana, destacando o mercado de trabalho. O consultor em Recursos Humanos e Desenvolvimento de Habilidades Mercadológicas, Rhutenberg Azevedo de Morais, lista quais habilidades os profissionais de vendas deverão desenvolver a partir de agora, salientando a força que o espaço digital tem ganho nesse período de lojas fechadas.
“As habilidades vão mudar, principalmente por conta da tecnologia, a área de informática que hoje chamamos de marketing digital, mas principalmente algo relacionado ao tempo, antes nós levávamos quase como uma distração, divertimento e hoje tem que ser uma coisa rápida, proativa e de resultados”, comentou.
Ele aconselhou que quando possível os profissionais de marketing devem apresentar artes personalizadas para as redes sociais, especialmente os vendedores. “Essa é uma das áreas mais impactadas, varejo de roupas, atacado de roupas, que alguns chamam de confecções, essas pessoas precisam ser muito mais proativas em vendas”, declarou.
![](https://www.boletimdosertao.com.br/wp-content/uploads/2020/05/1.png)
Rhutenberg salientou que haverá um afastamento físico das pessoas após a pandemia, por causa do receio de infecção pelo coronavírus. “Todas essas vendedoras internas podem levar isso para o lado positivo, oferecer álcool gel, de mostrar que está higienizando, então, a honestidade (com a limpeza) estará em destaque”, comentou.
Com 20 anos de atuação em grandes grupos econômicos como Gilmar Bezerra (sandálias Dupé), Topper Rainha, Mizuno e varejo, ele salienta a necessidade do empreendedor e do colaborador atuarem como aliados. Destaca-se que os empresários devem investir no seu quadro de funcionários, garantindo assim a conquista de cada vez mais recursos financeiros. “O vendedor terá um destaque excepcional nesse tempo pós-Covid se ele for muito proativo”, declarou.
Rhutenberg frisou que os empregadores e colaboradores crescerão com a utilização das redes sociais, que é claro, tornarão os horários mais difusos. “As fronteiras entre horários dentro e fora de loja tendem a ser um pouco flexibilizadas. Sem atrapalhar o descanso ou ferir leis trabalhistas”, frisou.
![](https://www.boletimdosertao.com.br/wp-content/uploads/2020/05/2.jpg)