DestaquesEducação

Conselho Universitário da UFPI vai deliberar sobre direção do Campus de Picos em junho

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai deliberar sobre a situação da direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos (CSHNB) no mês de junho. Após um impasse quanto às eleições, o reitor da universidade, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, nomeou o Prof. Dr. Juscelino Francisco do Nascimento, docente e coordenador da Graduação de Letras, para diretor “pro tempore” (temporário) do campus local.

Na reunião a ser realizada pelo CONSUN poderão ser tomadas três decisões: anulação da eleição, manutenção do resultado ou alteração da lista tríplice.

Integram o CONSUN: o reitor, que exerce a presidência, o vice-reitor, membros do Conselho de Administração e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, e três representantes da comunidade, não pertencentes a universidade.

A eleição

A eleição ou consulta pública para definição do diretor do Campus de Picos foi realizada no dia 11 de novembro de 2020, e aconteceu através da SIG Eleição (Sistema Online da Universidade).

Prof. Dr. Juscelino Francisco. Foto: arquivo do entrevistado

Durante o pleito, concorreram duas chapas, a Chapa 01: Trabalho, Acolhimento e Conectividade, tendo como candidata a Diretora: Juliana Oliveira de Carvalho e Vice-Diretora: Maria da Conceição Rodrigues Martins, que venceu com 56,99% dos votos. A Chapa 02: Integra UFPI, cujos candidatos a Diretor: Mailson Fontes; Vice-Diretor: Maurício Fernandes, receberam 43,01% dos votos.

Um problema na inscrição levou os candidatos da Chapa 02 a recorrer da decisão.

Alguns acadêmicos da UFPI de Picos lançaram um movimento pedindo a posse da Chapa 02, que recebeu mais votos, por entender que a posse das duas professoras seria um ato democrático.