DestaquesGERAL

Conheça a história de vida e superação do advogado Chico Cleyton

Advogado Chico Cleyton. Foto: arquivo do entrevistado

Por Daniela Pereira/Estagiária

Ao nosso redor existem muitas pessoas que são verdadeiros exemplos de superação, e o Boletim do Sertão decidiu contar a história de vida de uma dessas pessoas, o advogado Francisco Cleyton Figueiredo Sousa, conhecido por Chico Cleyton (Chiquim), 28 anos, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, e que também atua na área criminal e civil, em Picos e região.

Chico Cleyton é o filho mais novo de Inácia Holanda e de Constantino José. Ele tem duas irmãs: Cristiane e Cristina, e afirma que desde o início recebeu o apoio da família para seguir com a carreira de advogado. “Foram sempre meu alicerce para os estudos”, confirma.

O advogado conta que quando criança sonhava em ser policial, mas decidiu estudar Direito, e ao longo da graduação e nas práticas do estágio, percebeu que a advocacia era a profissão que deveria exercer.

Advogado Chico Cleyton durante audiência. Foto: arquivo do entrevistado

“Na infância tinha o sonho de ser delegado, mas por conta da minha deficiência física não tinha condições de entrar na carreira de polícia, por isso fiz curso de Direito e, durante os cursos e estágios, percebi que era a advocacia que queria exercer”, relata.

No ano de 2016, Chico Cleyton se formou em Direito pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá – Faculdade R.Sá, e em 2019 foi aprovado no XXVIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Hoje ele trabalha no escritório de advocacia juntamente José de Sousa Neto (Zé Neto Curica).

Além disso, o advogado planeja cumprir algumas metas futuramente para a carreira. “Minha meta para o futuro é ser reconhecido profissionalmente em todo o estado do Piauí e nacionalmente”, afirma. 

Com tudo isso, Chico Cleyton faz uma lista de pessoas que são a inspiração para vida e profissão. “Meus pais, minhas irmãs, grandes amigos advogados como Dr. José Neto Curica, Dr. Rodrigo Leal, Dra. Mayara Martins, Dra. Élida Fabrícia, Dr. Fleymar Fontes, Dr. Eduardo Rodrigues, Dr. Zanone Júnior, Dr. Fabiano Lopes e Dr. Fábio Rodrigues”, listou.