DestaquesGERAL

Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos completa 16 anos; confira o histórico

Banner dos bombeiros

Neste domingo, 16 de agosto, a Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos está completando 16 anos desde sua instalação na cidade. A implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município era um pedido antigo da população, tendo em vista as inúmeras ocorrências que exigiam o trabalho dos militares especializados em conter incêndio, salvamento, buscas, resgate de animais, prevenção de acidentes, palestras, vistorias técnicas, dentre inúmeras outras ações.

O ato da instalação dos bombeiros em Picos se deu pelo governador Wellington Dias (PT), que estava em seu primeiro mandato. Inicialmente os bombeiros tinham como sede o antigo quartel da Polícia Militar (4° BPM), posteriormente, em 26 de dezembro, eles foram transferidos para a sede atual, localizada no bairro Junco.

Resgate de animais silvestres realizado pelos bombeiros

Desde que chegaram aqui os bombeiros tem realizado um trabalho imprescindível para Picos, tornando impossível imaginar a cidade sem os serviços dessa unidade.

O atual comandante dos bombeiros de Picos, tenente Hamylton Lemos, e a sua unidade elaboraram um histórico da Companhia Destacada aqui no município que você pode ler abaixo.

Contenção de incêndios florestais em Picos e região

HISTÓRICO DA COMPANHIA DESTACADA DE PICOS/1º BBM

A Companhia Destacada de Picos/1º BBM foi instalada nesta cidade em 16 de agosto de 2004, por determinação do Exmo. Governador do Estado do Piauí, em decorrência de inúmeras situações de alagamento que ocorreram durante aquele período nesta região, tendo como seu primeiro Comandante o então Major QOBM Luiz Gonzaga FERREIRA.

A Cia Destacada de Picos instalou-se inicialmente no Quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar à Av. Nossa Senhora de Fátima, Bairro Canto da Várzea nesta cidade. Em 26 de dezembro de 2014, a referida Cia se transferiu para a atual Sede, esta à Travessa Presidente Castelo Branco, nº 193 – Bairro Junco, com amplas e modernas instalações, estas que proporcionam mais conforto tanto para os nossos militares, como também para a sociedade civil que frequenta as nossas dependências.

Atual sede do Corpo de Bombeiro de Picos-Foto: Romário Mendes/RiachãoNet

A Cia Destacada de Picos está diretamente subordinada ao 1º BBM, este que tem como Comandante o TC QOBM SARVIO Pereira de Sousa. A referida Cia atualmente tem como comandante o 2º Ten QCOBM HAMYLTON Lemos e Silva, e conta com um efetivo de 30 (trinta) bombeiros militares; 01 (uma) VTR de Combate a incêndio; 01 (uma) VTR para Salvamento; 01 (uma) VTR utilizada para combate a incêndio em vegetação; 02 (duas) lanchas para a prática de salvamento aquático e 01 (uma) motocicleta para realização de vistorias técnicas a serem realizadas na cidade de Picos e região; além de materiais operacionais diversos para atuação nas áreas de prevenção e combate incêndio, salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar.

A Cia Destacada de Picos possui 74 municípios sob sua área de atuação e executa operações nas seguintes áreas operacionais e administrativas: Combate incêndios estruturais e florestais, atendimento pré-hospitalar, resgate veicular, operações de busca e salvamento, alagamento, trabalho de prevenção a acidentes e incêndios ministrando Palestras, como também vistorias técnicas voltadas para o sistema preventivo de combate a incêndio e pânico das edificações. Parabéns Companhia Destacada de Picos pelos seus 16 anos de história!

Parabéns a todos os Homens e Mulheres que vêm construindo essa bela história com muita garra, dedicação, respeito e que buscam constantemente elevar e desenvolver a estrutura da nossa nobre Companhia!