DestaquesEducação

Como manter a atenção dos alunos nas aulas remotas? Confira as estratégias dos docentes

Professores Mário e Márcia. Foto: arquivo dos entrevistados

Manter a atenção dos alunos, sejam da educação básica ou mesmo do ensino superior, sempre foi um desafio para os professores, e o que dizer nesse período de aulas remotas, quando estas são oferecidas através de plataformas virtuais? Para saber as estratégias adotadas pelos docentes para garantir que os estudantes mantenham a concentração e aprendam o conteúdo, conversamos com alguns docentes que relataram as suas estratégias. Os professores Mário Mattos e Márcia Araújo Batista nos contaram um pouco da experiência.

O professor da Faculdade R.Sá e também do Colégio Machado de Assis de Picos e do Colégio Motivo de Petrolina – PE, Mário Mattos, declarou que tem utilizado recursos visuais e aplicativos para criação de mapas conceituais e infográficos. “E principalmente para a criação de quiz, quiz online como o kahoot, então é a utilização dessas ferramentas tecnológicas onde você tem a interação e a participação do aluno”, explicou.

Mário, que é mestre e possui 22 anos de magistério, afirmou que tem utilizado essas tecnólogas tanto na educação básica como superior, e comemora os resultados. “Tenho encontrado bons resultados, um bom engajamento dos alunos, porque você foge do tradicional”, relatou.

Há cinco anos lecionando no curso de Serviço Social da R.Sá, a assistente social e professora Márcia Araújo Batista disse que procura olhar com empatia para a situação dos estudantes. “Como medida para esse desafio, buscamos a empatia e conhecer a realidade do aluno, e a faculdade disponibilizou uma plataforma excelente que é o Moodle, pois a gente tem a possibilidade gravar as aulas e deixar gravadas para que possam assisti-las em outro momento”, frisou.

Foto: arquivo da entrevistada

Márcia ressalta que não registrou desistências nem crescimento na quantidade de faltas dos estudantes, o que mostra uma adesão dos alunos. Ela disse que procura dinamizar as aulas através de vários recursos e metodologias variadas, como aulas expositivas e sala de aula invertida. “Mesmo na modalidade online, aí você trás o aluno para o centro da discussão; por ser assistente social sempre busquei ministrar as minhas disciplinas fazendo uma ponte entre teoria e prática”, relatou.

Os desafios surgem, como nesse momento ímpar da história humana, mas os professores encontram meios para superá-los.