DestaquesOpinião

Coluna Mar mininu: São João com muita aglomeração em Picos

Imagem ilustrativa. Foto: G1

São João

E na noite que precedeu o São João teve muita gente ignorando a Covid e dançando em volta das fogueiras. Desafiaram as autoridades, as orientações, o bom senso, a Covid, a morte. Desafiaram a morte. As fotos das festividades circularam livremente pelas redes sociais. Uma pessoa pode contrair o coronavírus e permanecer assintomática, mas nesse período ela pode transmitir o vírus para alguém que talvez não tenha a mesma sorte.

Não é de agora

É importante lembrar que as aglomerações não aconteceram apenas na noite de São João. Desde o início da pandemia sempre tinha grupos promovendo festas em chácaras. A Polícia Militar recebe notificações constantemente. O comércio está reabrindo, mas as festas ainda estão proibidas e as regras de distanciamento social permanecem válidas. Como vamos nos livrar desse mal com esse tipo de comportamento?

507

Picos chega a 507 casos de coronavírus, segundo o boletim mais recente da Secretaria Municipal de Saúde. E nove pessoas perderam a vida por cauda da Covid-19. A solução parece cada vez mais distante.

Eleições 2020

O Congresso Nacional confirmou que as eleições municipais acontecem nesse ano, no mês de novembro. Muitos prefeitos se chatearam, queriam mais dois anos de mandato sem a avaliação popular. Mas o pleito acontecerá, precisam se conformar.

Petrolina-PE

Um sonho chamado Petrolina – PE. Enquanto entrevistávamos os pré-candidatos a prefeito de Picos, percebemos algo em comum: as referências feitas aos municípios nordestinos de grande desenvolvimento, caso esse de Petrolina – PE. Ela é uma aspiração, um modelo para políticos e empresários locais. É um consenso que a nossa cidade parou no tempo enquanto outros municípios avançaram bastante.

Petrolina. Foto: G1.Globo