O Colégio Machado de Assis, em Picos, está à frente na educação com o desenvolvimento de seu Sistema de Turno Integral (STI). A iniciativa, que atende alunos do Infantil II ao 5° ano, tem como foco o aprimoramento acadêmico e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
Coordenado por Luísa Lena, o STI funciona no contraturno, das 13h às 17h40. Após um período de descanso, as crianças participam de um acompanhamento focado na resolução de atividades escolares. “O STI faz com que a criança se desenvolva mais na resolução das atividades, faz com que a criança tenha mais autonomia, na descoberta de questões escolares, além do tempo para brincar”, explica a coordenadora.

O sistema também oferece uma ampla gama de atividades complementares, como aulas de informática, inglês, futsal, culinária e habilidades socioemocionais. As turmas são organizadas de forma otimizada para o aprendizado: uma turma reúne o 1°, 2° e 5° ano, enquanto outra agrupa o 3° e o 4° ano. As crianças do Infantil ficam em uma sala separada para maior atenção.
O programa acontece de segunda a sexta, com as sextas-feiras reservadas para atividades diferenciadas. “Na sexta a gente faz atividades de computação, bilíngue, atividades monitoradas, com brincadeiras na quadra”, detalha Luísa Lena.

O STI do Colégio Machado de Assis também está disponível para alunos de outras escolas, e os resultados se mostram positivos. Luísa Lena destaca o impacto direto no rendimento dos estudantes. “Nossos alunos do STI têm notas melhores por conta desse acompanhamento direcionado”, afirma.

