DestaquesGERAL

Chuvas dos últimos dias são características da pré-estação, informa climatologista

Por Maria Gizelly
Estagiária/R.Sá

As chuvas que estão ocorrendo no Piauí nos últimos dias são representativas do que se chama de pré-estação chuvosa. Segundo o climatologista Werton Costa, a pré-estação é aquele momento em que as chuvas são organizadas na forma de pancadas, acontecendo poucas vezes e distribuídas em poucos pontos do território.

Há também uma quantidade de chuva relativamente menor que o período chuvoso clássico. Ela também é produto do sistema atmosférico como a umidade amazônica e a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

De acordo com Werton, embora ainda não seja o período chuvoso clássico, que só inicia a partir de janeiro e segue a quadra chuvosa dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, as condições pré-estacionais já ajudam a vida do agricultor, porque aumenta a umidade do solo e isso favorece o início do preparo da terra para a estação.

“A estação chuvosa começa oficialmente na segunda quinzena de dezembro, até lá, os primeiros órgãos de monitoramento devem emitir uma nova previsão para o trimestre dezembro, janeiro e fevereiro. Essa previsão é que aponta a qualidade e a intensidade das chuvas desse trimestre. Essas chuvas devem se situar até o presente momento entre normal a ligeiramente acima da média. As condições são muito propícias para o desenvolvimento da agricultura e o cenário é mais positivo em comparação ao ano passado”, afirma Werton.