CulturaDestaques

Chambinho do Acordeon recebe Medalha Thomé de Souza em homenagem à sua contribuição à música nordestina

Chambinho do Acordeon, um dos grandes nomes da música nordestina contemporânea, será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Thomé de Souza, uma das mais altas honrarias concedidas pelo Legislativo soteropolitano. A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (16), às 19h, no Plenário Cosme de Farias.

Com mais de 20 anos de carreira, Chambinho é um dos principais responsáveis pela preservação e difusão do forró, tendo como grandes influências ícones da música nordestina, como o Trio Nordestino, Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Seu trabalho é amplamente reconhecido tanto pela crítica quanto pelo público, sendo celebrado pela sensibilidade, talento e compromisso com as raízes culturais brasileiras.

Natural de São Paulo e criado no Piauí, Nivaldo Expedito de Carvalho, conhecido artisticamente como Chambinho, construiu uma carreira sólida dedicada à música nordestina, com destaque para sua interpretação de Luiz Gonzaga no filme “Gonzaga – de Pai pra Filho” (2012), que lhe conferiu projeção nacional. Além de cantor e compositor, Chambinho é também um talentoso multi-instrumentista, e sua relação com a Bahia é estreita, com apresentações em quase 100 municípios do estado, onde espalhou alegria e cultura.

A Medalha Thomé de Souza é destinada a personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento cultural, social e artístico da cidade de Salvador, e Chambinho é uma dessas vozes que representa a força e a riqueza da música nordestina.

Fonte: portalnoticiei.com.br