O cartório eleitoral de Picos registrou forte movimentação nesta quarta-feira (06/05), último dia do prazo para regularização eleitoral antes do fechamento do cadastro para as Eleições 2026.

A unidade, que atende três zonas eleitorais e cerca de 15 municípios da região, amanheceu com filas extensas. Muitos eleitores chegaram ainda durante a madrugada para garantir atendimento.

Segundo a chefe do cartório eleitoral, Daniela Martins, algumas pessoas chegaram ao local por volta das 4h da manhã, embora a distribuição das senhas tenha começado apenas às 7h.

O atendimento presencial ocorre até às 13h para entrega das senhas, mas os trabalhos devem seguir até o período da noite para atender quem conseguiu acesso ao sistema de atendimento.

“Vamos fazer o possível para atender todos os eleitores que estiverem na fila dentro do horário estabelecido”, afirmou Daniela Martins.

Entre os serviços mais procurados estão emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral e regularização de pendências.

A maior parte do público é formada por jovens e adolescentes que buscam o primeiro alistamento eleitoral.

Ainda conforme a responsável pela unidade, o fluxo de atendimento aumentou consideravelmente nos últimos dias. Na segunda-feira foram registrados cerca de 500 atendimentos, enquanto na terça-feira o número se aproximou de 700 eleitores.

Daniela Martins também alertou sobre as consequências para quem deixar de regularizar a situação eleitoral, como restrições para emissão de passaporte, matrícula em instituições públicas e acesso a serviços bancários.

Após esta quarta-feira, o cadastro eleitoral será fechado em todo o país.