A segurança no trânsito de Picos será o foco de uma nova campanha de conscientização da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP). A cidade, que apresenta altos índices de acidentes envolvendo motociclistas, receberá as ações educativas nesta quinta-feira, 25 de setembro. A iniciativa faz parte de um esforço maior da SSP para reduzir o número de acidentes nas cidades mais críticas do estado.
As campanhas, intituladas “Cadê o capacete?” e “Pedal Seguro — Respeite o ciclista!”, serão conduzidas pela Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran). O objetivo principal é educar motoristas e motociclistas sobre a importância do uso de equipamentos de segurança. Durante as blitzen educativas, serão distribuídos adesivos, materiais informativos e orientações sobre direção segura.
Segundo o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, a maioria das vítimas de acidentes fatais ou com sequelas graves não estava usando capacete. “Os horários de pico, quando as pessoas se deslocam para o trabalho, concentram o maior número de acidentes, especialmente com motociclistas. Estamos atuando para mudar esse cenário e salvar vidas”, afirmou Aragão.
Além das ações educativas, a Operação Rota Segura também será implementada. Focada no combate a infrações como dirigir sob efeito de álcool, falta de equipamentos de segurança e direção perigosa, a operação visa fiscalizar e punir quem descumpre as leis de trânsito. O comandante do CPTran, coronel Francisco Ramos, reforçou que as equipes atuarão de forma ostensiva para garantir o cumprimento das normas e proteger os cidadãos.