Os bispos do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concederam entrevista coletiva durante a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, em Bom Jesus do Gurgueia, e teve como tema “Ecologia Integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparaste essa terra para os pobres” (Sl 67,10).

Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia, reconheceu que o Agronegócio contribui com o desenvolvimento da região Sul do Piauí, mas destacou que esse desenvolvimento precisa acontecer de forma sustentável, ou seja, respeitando o meio ambiente: “Não estamos aqui para condenar o Agronegócio, até porque o referido setor responde pela maior parte das receitas do Município e de toda a região, gerando emprego e renda para milhares de famílias. No entanto, percebemos o avanço do desmatamento, o assoreamento dos rios, além de outros problemas como queimadas, aumento da temperatura e a desertificação.” , falou.
O bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre destacou que, apesar da romaria acontecer dentro de uma perspectiva religiosa, ela se propõe a debater questões sociais de extrema importância: “Trazemos para esta romaria inúmeras inquietações, mas o foco é alertar a sociedade para a urgência de políticas públicas que garantam a nossa sobrevivência e o futuro das novas gerações. Os biomas do Piauí, sobretudo a caatinga e o cerrado, estão ameaçados por grandes projetos econômicos e pelo afrouxamento da legislação ambiental que causam uma série de prejuízos para a terra, para a água e para os seres humanos que precisam dela.”, disse.

Em sua fala, o bispo de Picos e referencial para a Ação Sociotransformadora, Dom Plínio Luz pontuou que dentre os vários problemas socioambientais enfrentados no Piauí, um deles requer urgência de ações e de políticas públicas: a desertificação. “Atualmente, são cerca de 70 municípios do estado que convivem com algum grau de desertificação do solo, destacando-se a situação de Gilbués. Outro fator que chama atenção são os problemas de abastecimento d’água numa região conhecida pela abundância de água em seu lençol freático.”, disse.
Fotos: Geirlys Silva
Fonte: CNBBne4