DestaquesPolítica

Atendendo proposta do vereador Matusalém, Câmara Municipal de Picos homenageia professores Rubens Leal e Maria Cezar

Atendendo uma proposta do vereador Matusalém Almeida (PTB), a Câmara Municipal de Picos realizou, na noite desta quarta-feira, 08 de novembro, uma Sessão Solene para entrega de título de Cidadania Picoense a professora Dra. Maria Cezar de Sousa, e entrega da Medalha do Mérito Legislativo Vereador Gilson Nunes ao professor Rubens de Lima Leal, pelos relevantes serviços prestados a cidade de Picos.

Matusalém Almeida falou da importância do momento e explicou de onde surgiu a iniciativa de homenagear os dois professores.

“É uma homenagem de suma importância. A iniciativa surgiu de um pensamento de homenagear dois grandes professores e representar os demais. A Casa Legislativa faz várias homenagens no decorrer do ano, e eu senti a falta de homenagear professores, então estamos aqui homenageando esses dois grandes mestres da educação. Para mim é uma honra, enquanto vereador está aqui incentivando a educação e fazendo essas homenagens”, frisou.

O vereador Matusalém Almeida comentou que o seu trabalho sempre será focado na educação, pois acredita que a educação pode salvar e transformar vidas.

“Desde que assumi como vereador na Câmara Municipal de Picos, o meu intuito é sempre trabalhar para a educação, pois acredito que a educação transforma vidas, e eu sou prova viva disso, tanto que se não fosse a educação talvez eu tivesse percorrido outros caminhos”, disse.

Segundo o homenageado da noite, o professor Rubens Leal, que recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Vereador Gilson Nunes, o momento é marcante em sua vida. O mesmo agradeceu aos vereadores pela homenagem e a Deus pela oportunidade de receber a honraria com a presença dos amigos e familiares.

“São 22 anos de caminhada aqui em Picos, eu sou um cidadão picoense, me ausentei ao magistério, passei cinco anos no Pernambuco, retornei a Picos em 2001 e já tem 22 anos que sou professor. O sentimento é de felicidade por ter sido lembrado pela Casa do povo, então é como o ditado fala ‘a voz do povo é a voz de Deus’, pois esse clamor vinha da população”, destacou.

O professor Rubens Leal ainda relatou que a homenagem serve como forma de combustível para continuar lutando e trabalhando em prol da educação do município.

“O nosso trabalho é um trabalho de formiguinha, infelizmente vivemos em um país onde o professor não é valorizado, mas são homenagens como esta, um gesto que parte da casa do povo, de um vereador, um ex-aluno que reforça o nosso potencial de acordar, de poder trabalhar e se dedicar cada vez mais pela sociedade picoense. É isso que temos feito durante esses 22 anos”, comentou.

Natural do município de Patos (PI), a professora Dra. Maria Cezar de Sousa, disse que já são mais de 30 anos educando e transformando vidas na região de Picos. A professora homenageada ainda explanou o sentimento de gratidão por receber o Título de Cidadania Picoense.

“O sentimento é de gratidão a todas as pessoas. Essa homenagem representa um reconhecimento daquilo que fazemos, que fazemos com amor e dedicação. Eu passei muito tempo em Picos, estudei aqui, eu tive a oportunidade de vim para cá na década de 70, passei um bom tempo em Teresina, e tive a oportunidade de retornar para retribuir a comunidade picoense aquilo que eu aprendi”, citou.

De acordo com a professora Maria Cezar, a honraria só aumentou mais ainda a responsabilidade de contribuir com a educação e desenvolvimento da cidade de Picos, agora que ela é filha do município.

“Agora será uma responsabilidade maior, pois agora sou cidadã picoense, e vou cuidar mais ainda dessa cidade. Quem ama cuida, onde eu gosto de comparar com uma colmeia que produz o mel, mas também atua como zangão que protege a sua colmeia e briga pelo que é melhor”, concluiu.