DestaquesEducação

Alunos do IFPI de Picos se destacam em aprovações para a universidade

Os alunos do IFPI de Picos, que já haviam atingido pontuação elevada na redação do ENEM 2023, também destacaram ao conseguir aprovações para diferentes graduações de faculdades brasileiras. Até o momento, 23 alunos conseguiram uma vaga para a universidade, sendo dois deles em medicina, cinco para engenharias, dois em direito, dois em matemática, uma em medicina veterinária.

Também foram registradas aprovações em sistema de informações, artes visuais, enfermagem, designe, moda e estilismo, nutrição, ciências biológicas, teatro e psicologia. Esses não são os números definitivos, uma vez que mais estudantes podem ser selecionados pelas universidades.

A variação das aprovações mostra que a qualidade do ensino oferecido pelo IFPI não fica restrita às áreas técnicas, mas abrange humanas e saúde. O Ensino Médio oferecido pelo instituto é integrado a Administração, Informática ou Eletrotécnica, o que garante a capacitação para o mercado trabalho – opção seguida por muitos outros estudantes.

O diretor do IFPI, Prof. Dr. Lourenilson Leal de Sousa (Nilsim), falou sobre o foco do centro de ensino. “O Instituto Federal do Piauí (IFPI) tem foco na Educação Profissional e Tecnológica, especialmente, nos cursos integrados ao Ensino Médio que representam o maior quantitativo de matrículas. Há diversidade no perfil dos nossos estudantes. Isso vem contribuindo no sucesso pedagógico da educação pública e no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)”, relatou.

Nilsim também destacou a qualidade da equipe que faz o instituto. “No campus Picos reunimos docentes, servidores e estudantes de diversas origens que convivem em um espaço de conhecimento coletivo e colaborativo, ou seja, nossa infraestrutura é excelente. Buscamos sempre melhorar a qualificação dos docentes e servidores a nível de mestrado e doutorado. Desta forma, oferecendo uma educação pública de qualidade direcionada as demandas sociais com servidores valorizados que oportunizamos a juventude fazer suas escolhas profissionais e, consequentemente, ingressarem na vida acadêmica”, declarou.

Diretor Nilsim