DestaquesEducação

Alunos do IFPI de Picos conquistam medalhas e se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia

Beatriz, Pedro Henrique (lado esquerdo, mais alto), professor Claudinei e Carlos Eduardo (direita).

Os alunos do IFPI – Campus de Picos conquistaram duas medalhas de bronze na 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT, que ocorrem simultaneamente. Os estudantes Carlos Eduardo Ramos Silva – discente do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica – obteve a medalha de bronze e Pedro Henrique de Sousa Santos – discente do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica – conquistou a medalha de bronze, ambos na etapa nacional da OBG.

A estudante Beatriz de Moura Sousa – discente do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica -, também se classificou e participou do torneio

O professor de geografia responsável pela equipe medalhista, Claudinei da Silva Pereira, enquanto o professor de geografia Nildemar Pereira Silva coordenou o projeto denominado # Olimpíada de Geografia.

Para o professor Claudinei da Silva Pereira o resultado foi muito satisfatório, tendo em vista o IFPI de Picos ter estreado nessa olimpíada. O desempenho também evidencia a excelência do ensino oferecido na instituição.

“Considero o desempenho satisfatório da equipe, pois como esta foi a primeira vez que alunos do IFPI participaram da Olimpíada na etapa nacional, eu como professor da equipe e o professor Nildemar, coordenador do projeto, não conhecíamos os tipos de provas e atividades exigidas na etapa nacional. (…) Contudo, as duas medalhas de bronze evidenciam o mérito acadêmico dos discentes e demonstra a qualidade do ensino público gratuito oferecido pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI”, declarou.

O professor Claudinei informou que foi realizado uma preparação prévia com os alunos, o que contribuiu para desempenho. “O resultado é reflexo do planejamento e preparação dos educandos para participarem das olimpíadas, pois foi realizado semanalmente aulas, nos horários de intervalos de almoço dos discentes, visando prepará-los para responder às questões. Também é resultado do excelente ensino público e gratuito oferecido pelo IFPI, tanto no âmbito das infraestruturas e corpo docente disponíveis”, frisou Claudinei.

IFPI de Picos. Foto: Jailson Dias

Etapa estadual

Na etapa estadual, o IFPI de Picos participou com quatro equipes (12 alunos). Todas obtiveram desempenho excelente, isto é, receberam medalha de ouro. No estado, em relação ao conjunto de participantes, foram 13 equipes de ouro, 19 de prata e 31 de bronze.

A geografia no IFPI

O professor Claudinei salienta a importância da geografia na formação do educando. “A Geografia tem um papel relevante na formação de cidadãos críticos e reflexivos, pois através dela os discentes estudam e pesquisam os aspectos socioespaciais de um mundo complexo e contraditório. A participação em olimpíadas escolares oportuniza aos educandos aprenderem através de uma experiência que, embora tenha competição, visa à pesquisa, produção de conhecimento e fomentar o ensino para uma educação cidadã. Soma-se a possibilidade de experenciar a vivência de outras realidades no Brasil”, explicou.

O professor Claudinei também reforça o papel do ensino de geografia oferecido no IFPI, e lamenta os cortes na educação dos institutos federais promovidos pelo Governo Federal, o que limita as possibilidades de ensino.

“O ensino de Geografia no IFPI, campus Picos, assim como os demais campi, oferecem um ensino público, gratuito e de qualidade, visando contribuir para formar profissionais e cidadãos críticos, reflexivos, cientes de seu papel transformador na sociedade. Porém, é importante destacar que nos últimos anos, o ensino nos institutos federais foi bastante afetado pelos constantes cortes efetuados pelo governo na área da educação. Situação que impossibilitou a realização de aulas de campo e comprometeu as pesquisas, dentre outras perdas na educação brasileira”, relatou o docente.