DestaquesPolítica

Vereadora Dalva coloca nome à disposição para concorrer à presidência da Câmara Municipal de Picos

Vereadora Dalva. Foto: picos.leg.br

A vereadora Francisca Celestina, Dalva Mocó (PTB), colocou o seu nome à disposição para disputar a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Picos. A escolha do próximo presidente do Legislativo acontecerá no dia 1° de janeiro de 2021, quando os vereadores eleitos e reeleitos serão empossados e darão posse ao prefeito eleito Gil Paraibano (PP). O PTB tem outro nome pleiteando a presidência, trata-se do vereador reeleito Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha.

Em entrevista remota ao Boletim do Sertão, a vereadora Dalva disse que é natural que ela também possa pleitear a presidência da Câmara Municipal uma vez que já possui experiência como parlamentar. Na legislatura de 2013-2016, ela assumiu por um período o cargo de vereadora, uma vez que era suplente.

Em 2016 ela conseguiu se eleger vereadora e no pleito desse ano foi reeleita, recebendo 1550 votos, ficando na oitava posição entre os 15 vereadores.

O outro postulante do cargo, vereador Chaguinha, declarou em entrevista anterior que os três vereadores do PTB e mais os cinco do PP, que formarão a base de apoio a Gil Paraibano, estão dialogando para chegar a um consenso sobre quem presidirá o legislativo no biênio 2021-2022.

Histórico

A primeira e única mulher a presidir a Câmara Municipal de Picos foi Teresinha Rufino, na 15° legislatura, entre 2001-2004. Caso Dalva seja escolhida para presidir o legislativo, também fará história.