DestaquesSaúde

Vigilância Epidemiológica de Picos confirma aumento de casos do coronavírus após início do período eleitoral

Robsoncley. Foto: divulgação

O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, confirmou o aumento de casos de coronavírus após o início do período eleitoral. A campanha política completa um mês no dia 27 de outubro, e o aumento do número de pessoas com a Covid-19 é sensível, embora esteja abaixo do pico da doença aqui na cidade, que se deu entre os meses de julho e setembro, quando se registrou em média 50 casos por dia.

Ele informou que o Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) dispõe de testes para atender demanda, contudo, o coordenador aconselha as pessoas a se cuidarem, uma vez que o coronavírus continua entre nós.

“Precisamos que a população compreenda que o vírus continua circulando e que continuem e dobrem os cuidados com a higiene das mãos, o uso de máscaras e que mantenham o distanciamento. Principalmente, neste período eleitoral. Evitem participar de aglomerações, pois um único indivíduo infectado pode contaminar 6 a 7 pessoas em questão de poucos minutos e se, esse indivíduo permanecer por mais tempo no ambiente, pode dobrar ou triplicar a quantidade de pessoas que podem se infectar”, relatou.

Além do contágio direto entre as pessoas, o coordenador salientou que o vírus fica no ambiente, infectado mais gente. “Além disso, o vírus pode ficar suspenso no ar, por horas e infectar não só as pessoas em volta, como todo o ambiente e, posteriormente, alguém que entre nesse ambiente, poderá se infectar”, explicou.