O prefeito de Picos, Dr. Pablo Dantas de Moura Santos, decretou ponto facultativo nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026; Segunda-feira, terça-feira de Carnaval e quarta-feira de Cinzas — no âmbito da Administração Pública Municipal.
A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 18/2026, de 10 de fevereiro de 2026, e segue a prática administrativa adotada tradicionalmente no período carnavalesco, além de estar em consonância com o Decreto Estadual nº 24.285/2025.
De acordo com o documento, o ponto facultativo não prejudicará a continuidade dos serviços públicos essenciais. Permanecem em funcionamento as atividades consideradas indispensáveis à população, bem como os servidores que atuam em regime de plantão ou escala.
O decreto também estabelece que caberá aos dirigentes de cada órgão e entidade municipal garantir a preservação e o pleno funcionamento dos serviços essenciais sob sua responsabilidade.
A medida entra em vigor na data de sua publicação, reforçando a organização administrativa durante o período de Carnaval, sem comprometer os atendimentos essenciais à população picoense.





