O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (25), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026. O documento, oficializado por meio da Instrução Normativa Sefaz/UNATRI nº 1/2025, também apresenta as regras de parcelamento e os percentuais de desconto para quem optar pela quitação à vista. A previsão é de uma arrecadação em torno de R$ 650 milhões.
No Piauí, pouco mais de 400 mil veículos pagam, de fato, o IPVA. Embora o Estado registre 1,56 milhão de Renavams em sua base, 828 mil são motocicletas isentas por cilindrada e outros 282 mil veículos estão dispensados do imposto por terem mais de 15 anos de fabricação. A tabela de valores do IPVA será anunciada, assim que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgar a base atualizada.
Os contribuintes que escolherem pagar o IPVA em cota única (à vista) poderão obter dois níveis de desconto:
O imposto também poderá ser dividido em até três parcelas, com vencimentos distribuídos ao longo do primeiro trimestre de 2026:
1ª parcela: 30 de janeiro de 2026
2ª parcela: 27 de fevereiro de 2026
3ª parcela: 31 de março de 2026
“Os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única, com desconto, ou pelo parcelamento. Até 31 de março, todos devem estar com o IPVA quitado para viabilizar a regularização do veículo junto ao Detran”, explica a superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos.
Licenciamento anual
O Governo do Estado informou, ainda, que a taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos usados deverá ser quitada até 31 de março de 2026. O licenciamento é obrigatório para a emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e para que o veículo possa circular dentro da legalidade.





