DestaquesGERAL

Semarh alerta: Chuvas devem persistir no Piauí até 24 de novembro

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que o Piauí deve permanecer sob instabilidade climática nos próximos dias. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a previsão indica que as chuvas devem continuar em diversas regiões do estado, estendendo-se, pelo menos, até o dia 24 de novembro.

Apesar da tendência de continuidade, a Semarh aponta para uma breve redução no volume das precipitações entre os dias 22 e 23. “A tendência é que essas chuvas continuem ainda por alguns dias, até o dia 24, mais ou menos, sendo que vai dar uma treguinha do dia 22 para 23,” explicou Sônia Feitosa, ressaltando que, mesmo com a diminuição gradual, as chuvas voltarão intermitentemente até que o período chuvoso se configure de fato.

Previsão Regional e Alerta de Perigo

  • A Região Norte deve registrar chuvas isoladas até amanhã, sábado (22).
  • Em Teresina, há possibilidade de chuva nesta sexta-feira (21) e também no sábado (22).
  • O Sul do Piauí deve seguir com precipitações, mas com intensidade menor em comparação aos últimos dias.

É crucial o alerta emitido pela Semarh: até o final desta sexta-feira (21), há alerta de perigo para as regiões Sudoeste e Sudeste. Nestas áreas, as chuvas podem ter potencial de perigo devido à grande quantidade, à presença de ventos mais fortes ou a descargas atmosféricas.

A Semarh reforça que a população deve acompanhar os alertas e redobrar a atenção em áreas vulneráveis a alagamentos, enxurradas e descargas elétricas.

Acumulados de Chuva nas Últimas 24 Horas

Dados coletados pelos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) registraram volumes expressivos nas últimas 24 horas:

MunicípioVolume (mm)Fonte
Santa Cruz dos Milagres82ANA
São João do Piauí81ANA
Ribeiro Gonçalves78ANA
Picos45Não especificado
Betânia do Piauí41Cemaden
Oeiras24Cemaden
Cristino Castro21ANA
Jaicós16Cemaden
Teresina – Renascença2Cemaden

Com informações do Cidade Verde