DestaquesEducação

A menos de um mês para o Enem 2025, MEC lança simuladão e cartilha de redação

Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, estudantes de todo o país entram na reta final da preparação para as provas. As avaliações serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da COP30, que será realizada na capital paraense no mesmo período da aplicação regular.

Na reta final para o Exame, os estudantes já podem contar com o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, lançado nessa sexta-feira (10). A plataforma reúne simulados de questões objetivas por área de conhecimento, correção automatizada de redação, vídeos, apostilas e até um assistente virtual que ajuda na rotina de estudos.

Para quem deseja aprimorar a escrita, o MEC também disponibilizou a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante”, que explica os critérios de correção e apresenta exemplos comentados de textos com nota máxima no exame anterior.

Com a proximidade da prova, o MEC reforça a importância de os participantes verificarem seus documentos de identificação. São aceitos a Carteira de Identidade Nacional (CIN), e-Título, CNH e RG digitais pelo aplicativo gov.br. Também são válidos passaporte, carteira de trabalho e documentos emitidos por órgãos oficiais.

Os candidatos devem levar caneta esferográfica preta, de material transparente. Quem possui atendimento especializado para autismo pode usar caneta colorida no caderno de questões, mas o cartão-resposta deve ser preenchido com tinta preta.

Celulares e equipamentos eletrônicos devem permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos durante toda a prova. Bonés, chapéus e materiais não permitidos também precisam ser guardados. Lanches são permitidos, desde que vistoriados.

Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado em programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de permitir o ingresso em universidades portuguesas conveniadas ao Inep.

Fonte: portalodia.com