DestaquesPolítica

Câmara Municipal de Picos inaugura Espaço de Acolhimento “De Mulher Pra Mulher”

Por Iaquely Sousa

A Câmara Municipal de Picos inaugurou nesta sexta-feira (22) o Espaço de Acolhimento “De Mulher Pra Mulher”, iniciativa da Comissão Legislativa de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher com o apoio do Governo do Estado. Localizado no Anexo da Casa Legislativa, o ambiente foi criado para oferecer apoio psicológico, jurídico e escuta qualificada às mulheres em situação de violência.

Antes do ato inaugural, foi realizada uma sessão solene no plenário da Câmara e contou com a presença dos vereadores, de autoridades municipais, estaduais e representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres.

No ato solene, o presidente da Câmara Municipal, José Rinaldo Cabral Filho, Rinaldinho, destacou a união das vereadoras que idealizaram o projeto e reafirmou o compromisso do Legislativo com pautas femininas. “É uma grande alegria ver este plenário lotado, mostrando a força e a união das mulheres picoenses. Quando a vereadora apresentou o projeto, eu imediatamente aceitei marchar ao lado, porque a Câmara não pode se furtar a estar junto das mulheres. Este espaço não é apenas uma sala, mas um gesto concreto de respeito e valorização. É histórico para Picos”, disse.

Rinaldinho também aproveitou a ocasião para anunciar duas novidades, a chegada da TV Câmara de Picos, resultado de reuniões recentes em Brasília e a chegada de cursos de capacitação para a população picoense. “Estive na capital federal para conhecer os equipamentos que vão chegar ao nosso município. A TV Câmara vai aproximar ainda mais a população das atividades legislativas, garantir transparência e fortalecer o diálogo entre esta casa e os cidadãos, além disso, conseguimos também capacitações para a população picoense, especialmente as mulheres que desempenham a função de coletoras, será uma fonte de capacitação e emprego para todas as mulheres, eu cito as coletoras em especial, pois já sabemos da dificuldade dos coletores no nosso município, ainda mais as mulheres que muitas vezes são chefes de família e outras que se encontram em dependência financeira de seus agressores, dessa forma vamos garantir autonomia para todas as envolvidas nos projetos.

A vereadora Valdivia Santos, uma das idealizadoras do projeto, enfatizou o impacto do espaço para as mulheres que buscam ajuda. “Este é um espaço fundamental porque valoriza a mulher e dá suporte para quem está enfrentando um momento difícil. Aqui elas terão apoio psicológico, jurídico e humano. É emocionante ver esse sonho sair do papel. A cada conquista como essa, mostramos que nosso lugar está cada vez mais consolidado na sociedade. Projetos como este nos fortalecem e nos valorizam a cada dia”, argumentou.

A solenidade também contou com um discurso emocionante da vice-prefeita Xandú Néri, que falou sobre o significado do novo espaço e a urgência de ações concretas no combate à violência. “Hoje é um dia de esperança. Esta casa legislativa estende as mãos para acolher as mulheres de Picos. Quantas já sofreram caladas por medo, vergonha ou falta de apoio? Agora elas sabem que têm onde ser ouvidas e amparadas. Este espaço vai resgatar a dignidade de muitas mulheres e mostrar que não estão sozinhas. Estamos aqui para proteger, orientar e devolver a coragem de seguir em frente. Como vice-prefeita de Picos, eu me sinto orgulhosa. Orgulhosa por saber que o nosso município está dando um passo à frente. Orgulhosa por saber que o nosso município não vai deixar as nossas mulheres ficarem caladas, silenciadas, amordaçadas”, afirmou.

Também presente ao evento, a secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, reforçou a importância de estruturas humanizadas para o enfrentamento à violência de gênero e anunciou novos investimentos. “É fundamental que iniciativas como esta acolham mulheres com escuta humanizada e encaminhamento adequado. Muitos municípios ainda não oferecem esse suporte, o que desestimula as denúncias. Espaços como este fortalecem a rede e incentivam as mulheres a romper o ciclo da violência. Até o fim do ano, pretendemos inaugurar o Centro de Referência da Mulher em Picos, com a participação da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Patrulha Maria da Penha, dando cada vez mais força às mulheres piauienses”, ressaltou.

Ao final da cerimônia, foram entregues Medalhas do Mérito Legislativo e certificados de honra ao mérito a mulheres que se destacam na defesa de causas sociais, políticas e culturais no Piauí.

Com a inauguração do Espaço “De Mulher Pra Mulher”, Picos dá mais um passo na construção de políticas públicas integradas e voltadas à proteção feminina. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Câmara Municipal, Prefeitura e Governo do Estado, mostra que quando as instituições atuam de forma conjunta, os resultados se refletem diretamente na vida das mulheres picoenses. A expectativa é de que o novo espaço se torne referência no combate à violência contra a mulher, garantindo atendimento humanizado, especializado e eficiente.