Próximo de completar apenas seu oitavo mês, a administração “Reconstruindo o Nosso Futuro”, do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), atingiu um índice de aprovação bastante satisfatório: 90,32%.
Isso foi o que apontou uma pesquisa de opinião estimulada realizada pelo Instituto Datamax, entre os dias 14 e 15 de agosto, com 403 moradores da Zonas Urbana e Rural do município picoense.
A margem de erro desse levantamento é de 4,86% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.
Em relação a pesquisa anterior, quando Dr. Pablo completou 100 dias no comando do Palácio Coelho Rodrigues e obteve uma aprovação de 80,55%, foi registrado agora um crescimento de 9,77% na satisfação dos munícipes com o trabalho do atual gestor.

Esse crescimento é ainda mais impressionante se levarmos em conta que quando foi eleito prefeito de Picos, em outubro do ano passado, Dr. Pablo obteve 53,81% dos votos válidos.
Na outra ponta da pesquisa, o percentual de entrevistados que não aprovavam a gestão do prefeito de Picos caiu de 17,21% para 7,69%, o que representou uma queda na desaprovação de 9,52%.

Nessa mesma linha, a pesquisa do Instituto Datamax apontou ainda que o percentual de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder o questionário caiu de 2,24% na primeira pesquisa, para 1,99% nesse novo levantamento.
Aliados da administraçãotem avaliado que esse alto índice de aprovação passa diretamente por uma gestão presente, onde Dr. Pablo tem acompanhado as ações in loco, e principalmente pelo processo acelerado de reconstrução do município, no qual diversas obras têm sido anunciadas, a exemplo da revitalização dos canteiros centrais e das vias laterais da BR 316 em um total de 5,6 quilômetros, iniciadas como a urbanização da Rua Alcides Rodrigues Martins, na Comunidade Quilombo, no Bairro Morada do Sol, retomadas a exemplo da construção da ponte sobre o Rio Guaribas, que interligará a Avenida Severo Eulálio, no Bairro Canto da Várzea, ao Bairro Boa Vista, e concluídas como a modernização da iluminação pública do Bairro São José, onde as luzes de vapor de sódio foram substituídas 100% por luminárias de led.

Essa mesma pesquisa também destacou que 67,99% dos entrevistados aprovam a gestão do presidente da República, Lula (PT), 29,28% não aprovam e 2,73% não souberam ou não quiseram responder o questionário.
Já a aprovação do Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), em Picos, conforme esse levantamento do Datamax, foi de 80,15%, contra uma desaprovação de 11,17% e u percentual de 8,68% dos entrevistados que não sabiam ou não quiseram responder a pesquisa.
Segundo o Instituto DataMax, Os questionários dessa pesquisa foram aplicados pelo Instituto Datamax nos Bairros: Morro da Macambira, Morada do Sol, Canto da Várzea, Umari, Malva, Malvinas, São Vicente, Passagem das Perras, DNER, Samambaia, Boa Sorte, Ipueiras, São José, Paroquial, Conduru, Trizidela/ São Sebastião, Centro, Emaús, Belo Norte, Parque de Exposições, Pedrinhas, COHAB, Paraibinha, Pantanal, Aroeiras do Matadouro, Morada Nova, Aerolândia, Morro da AABB, Cata-vento, Junco, Boa Vista, Bomba, Cidade de Deus e Jardim Natal.
A pesquisa, na Zona Rural, foi realizada nas localidades, Fátima do Piauí, Val Paraíso, Morrinhos, Torrões, Lagoa dos Félix, Lagoa Comprida, Coroatá e Morolândia.
O Instituto Datamax informou que a seleção dos Bairros e Localidades, para realização da pesquisa, foi feita de forma aleatória assim como os domicílios residenciais, cujas quantidades foram distribuídas proporcionalmente ao eleitorado de Picos.