DestaquesPolítica

Deputados pressionam para derrubar veto de Lula ao aumento de cadeiras na Câmara

Deputado Átila. Foto: Jailson Soares

O deputado federal Átila Lira (PP), em entrevista ao O Dia nesta segunda-feira (11), afirmou que a Câmara deverá discutir, no início de setembro, o veto do presidente Lula ao aumento do número de deputados de 513 para 531. Segundo ele, está “muito convincente” de que a decisão do Executivo será derrubada.

O parlamentar ressaltou que é preciso contextualizar o projeto, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo para que a Câmara discutisse o tema, e a lei que regulamenta a quantidade de deputados foi aprovada nas duas Casas.

“Inclusive [o Senado] aprovou com a emenda de não aumento de gastos públicos, que seria uma redistribuição de despesas, mas não estava previsto esse veto do presidente. Então, como é de praxe, o Congresso deve se reunir no início de setembro para avaliar não só esse veto, como outros vetos, vai apreciar e vai derrubar ou não. Eu estou muito convincente e acredito muito na derrubada do veto”, declarou.

O deputado Moses Rodrigues (União-CE) acrescentou que houve compromisso no Congresso Nacional em relação ao aumento de cadeiras. Ele advertiu que, se o veto não for derrubado, o Piauí perderá dois deputados federais, um prejuízo considerado significativo.

“No Ceará nós ganhamos uma cadeira e, claro, nós vamos discutir isso dentro do União Progressistas, até porque o nosso partido é o União Brasil, o deputado Átila, o PP, e nós estamos aí estabelecendo essa federação, que, logicamente, vai ser o maior partido do Brasil e, dentro dessa construção, nós vamos encontrar o melhor caminho para solucionar isso até setembro”, disse.

Fonte: O Dia