Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (04), a formação municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com o objetivo de discutir as relações étnico-raciais dentro das salas de aula.
O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Picos e contou com a presença de professores que fazem parte do ciclo alfabetizador e da educação infantil (pré 1 e pré 2). Alguns gestores e coordenadores também marcaram presença no evento.
A palestra foi ministrada pela advogada Joicyara Bernardes, que destacou maneiras importantes de lidar/combater o bullying e preconceitos dentro de sala de aula, incentivando a autoaceitação das crianças quanto à cor da pele e estrutura do cabelo, que são dois fatores debatidos na infância e que geram preconceitos.
“A gente falou um pouco sobre a construção de uma educação antirracista, voltada tanto para os professores quanto para os gestores. Foi uma abordagem mais prática, onde a gente visa a construção do currículo, a construção de práticas pedagógicas em sala de aula que possam realmente implementar a Lei 10.639”, destacou a palestrante.