CidadaniaDestaques

SEMTAS realiza 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

A Prefeitura de Picos, através da SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), realizou nesta sexta-feira (25), a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas Para Todas”, a Conferência aconteceu nas dependências do Teatro Sávio Barão, no Bairro Parque de Exposição.

O evento teve a participação do secretário municipal de Assistência Social, Luzifrank Júnior, da secretária de Estado da Mulher do Piauí, Zenaide Lustosa, de representantes de entidades como a UMP (União das Mulheres Picoenses), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção de Picos, o 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e a APROSEP (Associação das Profissionais do Sexo de Picos).

Também prestigiaram a Conferência as secretárias municipais de Agricultura e Abastecimento, Fátima Sá, de Esportes e Lazer, Layana Rufino, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jéssica Araújo, além das vereadoras, Creusa Nunes (MDB), Dalva Mocó (PSB) e Noêmia Marques (Progressistas) e o vereador, Wellington Dantas (PT).

O evento reuniu ainda militantes históricas do movimento das mulheres em Picos, como Gertrudes Oliveira, Nêga Mazé, Teresa Wenzel e Oneide Rocha.

A sociedade civil organizada também esteve representada por profissionais liberais, estudantes e donas-de-casa. As discussões levantadas durante a 5ª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres tiveram o objetivo de garantir, fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas para à construção de igualdade, tendo em vista como perspectiva a autonomia econômica, social, cultural, soberania alimentar e segurança alimentar.

A Conferência também realizou debates em torno da promoção do fortalecimento da participação política das mulheres, da avaliação das políticas publicas municipais voltadas para as mulheres e da deliberação de propostas que possam subsidiar as fases estadual e nacional do processo conferencial.

“A Conferência é um espaço democrático, é um espaço de construção e é importante porque foram debatidos temas que vão criar políticas públicas. Foi um debate extremamente importante porque a gente sabe ainda da necessidade de garantir os direitos das mulheres e a Prefeitura de Picos, a secretaria de Assistência Social, têm esse objetivo, que é lutar pelos direitos das mulheres, fazer com que esses direitos sejam garantidos e que também sejam aplicadas novas ideias, novas propostas que possam ainda mais valorizar e também especialmente proteger e defender a mulher picoense”, pontuou o secretário Luzifrank Júnior.

A Palestra Magma da 5ª Conferência foi ministrada pela secretária de Estado da Mulher do Piauí, Zenaide Lustosa. “Foi um momento de se pensar, onde montamos estratégias para construção de políticas públicas para cobrar do Estado do Governo Federal que efetivem os avanços das políticas públicas”, frisou.

Após a palestra, foram formados Grupos de Trabalhos e Propostas onde cada grupo, obedecendo os eixos, apresentou três propostas. A 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi fechada com a confecção do Relatório Final, onde a Comissão terá 15 dias para encaminha-lo (via Plataforma Brasil Participativo) ao Ministério da Mulher.

CCOM