DestaquesPolítica

Lula defende Alexandre de Moraes após revogação de visto dos EUA

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a medida adotada por Donald Trump, de revogar vistos de entrada nos Estados Unidos para ministros do STF e para o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Por meio de comunicado em suas redes sociais, Lula afirmou que a interferência de um país no sistema de Justiça de outro “é inaceitável”.

O comunicado de Lula veio após a decisão do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, de revogar o visto de Alexandre de Moraes e “de seus aliados e de seus familiares imediatos”. A decisão ocorreu nesta sexta-feira (18), mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não só viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil e atinge os americanos”, argumentou Marco Rubio.

Por meio da rede social X, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu a Trump e a Marco Rubio pela revogação dos vistos. O parlamentar afirmou também que “tem muito mais por vir”.

Confira o comunicado de Lula:

Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.

A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.

Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.

Por outro lado, Trump não revogou o visto de ministros do Supremo que foram nomeados pelo ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que responde a processos por atentado à democracia, ao Estado de Direito e à soberania nacional.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Fonte: O Dia