DestaquesPolícia

Celular encontrado em sala de prova levanta suspeita de fraude em Exame da OAB em Picos

Um caso registrado neste domingo (15), durante a segunda fase do 43º Exame de Ordem Unificado da OAB, realizado no Instituto Monsenhor Hipólito, em Picos, chamou a atenção das autoridades. Um aparelho celular foi encontrado com um dos candidatos dentro da sala de prova, em descumprimento às regras do certame.

A ocorrência foi comunicada à Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, que se deslocou rapidamente até o local. Contudo, segundo informações repassadas ao Picos360graus, o candidato suspeito de portar o celular já havia deixado o prédio quando os policiais chegaram.

O aparelho em questão, um iPhone 7, foi apreendido e agora está sob a custódia da PM. O conteúdo do celular deverá ser analisado, com o objetivo de verificar se houve tentativa de comunicação externa ou acesso a qualquer tipo de conteúdo que caracterize fraude no exame.

A Polícia Militar realizou buscas nas imediações do Instituto Monsenhor Hipólito e chegou a visitar o endereço do candidato, sem sucesso na localização do mesmo. A ausência no momento da abordagem não impede a continuidade da apuração, que seguirá em curso para verificar se houve tentativa de violar as normas do exame.

Segundo as diretrizes da OAB, o simples porte de celular dentro do ambiente de prova já é passível de desclassificação. A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua banca organizadora, também poderá adotar medidas administrativas paralelas à investigação policial.