DestaquesSaúde

Efeitos positivos e negativos das redes sociais: psicóloga explica

Por Maria Gizelly
Estagiaria/ R.Sá

A modernidade modificou alguns hábitos dos seres humanos. Hoje em dia as pessoas reservam um tempo do seu dia para as redes sociais. Segundo a pesquisa “2021 Brazil Digital Report” os usuários permanecem online quase 7 horas diárias (6 horas e 58 minutos). Em entrevista ao Boletim do Sertão, a psicóloga Djanyra Maria, 24 anos, aborda a temática, falando sobre os efeitos positivos e negativos que as redes socais podem provocar e como agir de maneira correta utilizando as redes.

Segundo a psicóloga as redes sócias podem provocar efeitos positivos e negativos. É possível ver os impactos nocivos da má administração da vida online, e a quantidade de tempo que as pessoas se doam a seus perfis, fazendo até exposições exageradas, que pode ser perigoso, e fazendo exposições de vidas perfeitas naquele ambiente.

“A ideia de ver as pessoas produzindo nas redes sociais, enquanto você está no ócio, pode permear na cabeça a ideia de improdutividade, podendo assim, desenvolver os pensamentos de incapacidade e baixa autoestima.  E apesar de conectar as pessoas, aproximar, informar e atualizar, ela também traz o isolamento, o excesso de interações virtuais acaba prejudicando a interação física com pessoas próximas”, afirma a psicóloga.

Psicóloga Djanyra Maria. Foto: arquivo da entrevistada

Djanyra Maria dá dicas de como agir de maneira correta nas redes sócias. “Uma das principais dicas é qualificar o tempo de uso das redes sociais, filtrar as informações que recebe, evitar a exposição excessiva, mesmo para pessoas que trabalham com essa ferramenta, é importante um tempo de desligamento, para balancear a vida virtual da vida real”, destaca.