DestaquesGERAL

Designer gráfico identifica origem do vídeo fake de lobisomem que circula pelas redes sociais

Desde a noite da terça-feira (08) tem circulado pelas redes sociais um vídeo fake de um lobisomem que teria sido morto a tiros. Áudios diversos atribuem o encontro da fera mitológica aos locais mais variados possíveis, inclusive povoados do interior de Picos. Se alguém acreditou, não sabemos, mas o designer gráfico Enio Moura decidiu checar a origem da gravação. Ele descobriu que ela foi feita por um artista de efeitos visuais do estado do Arizona, nos Estados Unidos, cuja conta no Instagram está no nome de Joseph-Rob Cobasky.

Apesar de ser fake, é impossível não admirar a qualidade do trabalho do artista de efeitos visuais que produziu o lobisomem. “Eu inclusive me tornei fã dele”, relata Enio.

Na página do Instagram do tal Joseph-Rob Cobasky há várias fotos do seu trabalho, que demonstram muita qualidade. Enio acredita que ele é produtor ou participa de filmes “índie”, ou seja, de baixo orçamento.

Para chegar até a origem do vídeo, o designer conta que fez uma consulta no Google usando palavras-chave relacionadas a lobisomem, até descobrir a sua procedência.

“E no vídeo tem esse emoji gigante provavelmente pra cobrir a marca d’água do programa que foi usado pra baixar ou editar ele no caso dos que tem áudio. Fiz minha rotina padrão de busca por fake news, pesquisei pela imagem, depois por nome. E aí então por palavra-chave, nesse caso, werewolf movies”, explicou.