A capital do mel se prepara para receber a quarta edição do Festival da Sanfona de Picos, um evento que celebra a cultura nordestina e o instrumento símbolo do forró. O festival, idealizado e promovido por Alvino Luz e o Grupo de Sanfoneiros Sanfona Sentida, com o apoio da Prefeitura Municipal de Picos e da Secretaria Municipal de Cultura, ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, no Ponto Caseiro, localizado no bairro Samambaia.
O evento é realizado anualmente em alusão ao Dia do Sanfoneiro, comemorado em 1º de outubro, cuja data foi aprovada pela Câmara Municipal de Picos.
Homenagem a Luiz Gonzaga e ao Forró
A escolha da data não é por acaso: o dia 13 de dezembro marca o aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e também o Dia Nacional do Forró, aprovado pelo Congresso Nacional em sua homenagem.
Alvino Luz destacou que o festival é público e aberto a toda a população. A programação será intensa nos dois dias:
- A partir das 12h: Rodas de Sanfona;
- 17h30: Safoneata, uma caminhada com os músicos;
- A partir das 19h00: Apresentações no Palco Principal.
Presenças de Destaque Nacional
Esta edição promete um grande encontro de talentos, com a presença confirmada de 60 sanfoneiros. Entre os convidados de honra, estarão:
- Nonato Lima: Considerado um dos maiores sanfoneiros do Brasil, conhecido como o “Sanfoneiro das Estrelas” por tocar com grandes nomes como Elba Ramalho e Ivete Sangalo.
- Epitácio Pessoa: Sanfoneiro que trabalhou ao lado de Luiz Gonzaga. “Uma referência para todos nós”, declarou Alvino Luz.
Cultura, Amizade e Tradição
Alvino Luz frisou a importância do apoio municipal e a motivação por trás da realização: “Esse é um evento que a gente faz, através do conhecimento, amizade e amor pela cultura”.
O promotor ressaltou ainda o crescimento do movimento impulsionado pelo Sanfona Sentida, que inspirou mais de 19 municípios a aprovarem o Dia da Sanfona em suas cidades.
“É uma festa tradicional, cultural, você pode trazer a família, músicas sadias, que fazem bem para o coração e para a alma”, finalizou Alvino, convidando a todos para prestigiarem a celebração da música nordestina em Picos.





